A Reabilitação da Mão no Brasil começou na década de setenta. Cirurgiões da Mão pioneiros nesta área, viajando para outros países tomaram conhecimento da existência do Terapeuta da Mão. Este profissional, Terapeuta Ocupacional ou Fisioterapeuta, desenvolveu uma especialização em Reabilitação da Mão dando um atendimento global, com melhores resultados funcionais para o paciente.
A idéia do Terapeuta da Mão, foi implantada no Brasil. Um pequeno número de terapeutas descobriu a importância e o desafio representado pelas mãos e recuperação funcional das mãos após traumatismo oua habilitação nos casos congênitos, e começou a dedicar-se a esta área.
Não nos esquecemos do enorme apoio e estímulo dados pelos seguintes médicos:
Dr. Heitor J.R. Ulson, bem como Dr. Marcus Castro Ferreira, Dr. Ronaldo J. Azze,
Dr. Arnaldo Valdir Zumiotti, Dr. Henrique Bulcão de Moraes, Dr. Ronaldo dos Santos Carneiro e Dr. Arlindo G. Pardini e o incentivo dado pela renomada terapeuta Evelyn J. Mackin, da Philadelphia - EUA, foi muito importante.
Sentiu-se a necessidade de criar uma Entidade que congregasse pessoas que tinham o mesmo ideal, nascendo em São Paulo a Sociedade Brasileira de Terapeutas da Mão. Através das terapeutas Leila Maria Abdalla (TO-SP), Leonilda Meneguês da Conceição (TO-SP), Maria Cândida de Miranda (TO-SP), Iara Becker Ribeiro (Fisio-RS), Maria Cristina Cavalcanti Mariotto (TO-Pr), Cláudia Mara A. Martins (Fisio-SP) e Rosemari Baccarelli (Fisio-SP).
A Sociedade Brasileira de Terapeutas da Mão e do Membro Superior - SBTM, fundada em
9 de julho de 1988, com sede e foro na cidade de São Paulo, não tem fins lucrativos
e destina-se a congregar os terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas que atuam em reabilitação funcional da mão.
Os objetivos da SBTM são os de reunir os terapeutas da mão, estimular, aprimorar e difundir o estudo e a prática da reabilitação funcional da mão no Brasil através de reuniões, congressos, cursos, pesquisas e publicações, e, manter intercâmbio com associações que se destinam aos mesmos fins, no Brasil e exterior.
Em 2004, por ocasião da Reforma dos Estatutos, passamos a ter uma nova denominação - Sociedade Brasileira de Terapeutas da Mão e do Membro Superior e um nova organização, constituída pela Diretoria Executiva, Conselho Executivo, Conselho Fiscal, Regional Su l e Regional Centro-Leste-Oeste, Comissão de Educação Continuada e Comissão Científica e Eventos. Seu quadro social constituído pelos membros fundadores, titulares, aspirantes, honorários, beneméritos, eméritos e consultores.
Atualmente, no Brasil existem Terapeutas da Mão atuando nas cidades: Belém, Natal, Recife, Campo Grande, Goiânia, Brasília, Salvador, Belo Horizonte, São Sebastião do Paraíso, Vila Velha, Niterói, Petrópolis, Rio Bonito, Rio de Janeiro, Campinas, Guarulhos, Jaú, Jundiaí, Limeira, Marília, Pompéia, São Bernardo do Campo, São José dos Campos, São José do Rio Preto, São Paulo, Ribeirão Preto, Curitiba, Pato Branco, Jaraguá do Sul, e Porto Alegre.
A SBTM está filiada à Federação Internacional da Sociedades de Terapia da Mão - IFSHT desde 1991.
Comemorando os 15 anos de fundação da SBTM no VII Congresso Brasileiro de Reabilitação da Mão em junho de 2003, foi lançado o manual de "Recomendações para avaliação do membro superior" contando com a colaboração de autoria de 20 terapeutas da mão. Em abril de 2005, lançada a 2a. edição do manual, após revisão e atualização de seu conteúdo.